OBELISCOS NO BRASIL EM NÚMEROS

É de conhecimento de todos que a arte no antigo Egito desenvolveu-se com objetivos religiosos e mágicos, fato que impõe a valorização dos sentidos dos símbolos a partir do seu próprio contexto de criação, o que, aliás, deve caracterizar o olhar de um egiptólogo. A arte, como a escrita, servia para registro e perpetuação de traços e fatos a serem preservados. 

No entanto, na egiptomania, a criação de figuras humanas não têm a menor preocupação com o respeito aos cânones antigos; ela busca, ao contrário, apenas se apropriar de elementos isolados do antigo Egito, tais como vestes, joias, armas, com vistas à caracterização de criaturas como egípcias, devido às suas atitudes, às vezes, completamente distintas das tradicionais. 

Existem centenas, talvez milhares, de obeliscos espalhados pelas cidades brasileiras. Porém, parte do significado original desse tipo de construção, tão característica do antigo Egito, se perdeu ao longo dos séculos. Mais do que simples objetos decorativos, os gigantescos blocos monolíticos – isto é, esculpidos em uma só peça de granito – possuíam um forte sentido mitológico para os construtores egípcio: representavam o primeiro raio de sol que desceu pela terra, ligando o mundo dos homens ao universo celeste.

No Brasil, eles são as referências arquitetônicas egípcias mais presentes entre nós, ainda que não haja nenhuma informação sobre a existência de obeliscos egípcios autênticos no país: todos os monólitos aqui existentes são cópias ou recriações de seus modelos originais. Assentados geralmente e m centros urbanos, são encontrados na maioria das vezes isoladamente, e não aos pares, como era comum ocorrer no antigo Egito. Em uma busca preliminar, conseguimos catalogar cerca de uma centena de obeliscos em território brasileiro. O número real tende a ser muito maior e com certeza será conhecido com o prosseguimento de nossos estudos e pesquisas na área da egiptologia. Veja os estados brasileiros com o maior número de obeliscos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.